Em quase todas as áreas costeiras entre Maputo e Vilankulo, há circulação de veículos pequenos com excepção de algumas estradas com areia. Igualmente, carros simples podem circular nas estradas entre Nampula, Nacala, Ilha de Moçambique e Pemba, na rota da Beira e Tete. Fora dessas áreas citadas, recomenda-se o uso de viaturas maiores e mais potentes.

O meio de transporte para o público, conhecido como “chapa”, são carrinhas que podem ser encontradas em terminais e paragens distribuídas pelas cidades. Os táxis, normalmente são de cor amarela e podem sem solicitados através do telefone ou directamente ao taxista. Contudo, também pode se recorrer ao autocarro (machibombos) sempre que possível. Em relação ao comboio de transporte de passageiros, o único usado regularmente por turistas é o da linha entre Nampula e Cuamba.

Os aeroportos internacionais de Maputo e de Nacala são os principais do país, porém, há vôos regionais que também cobrem os aeroportos de Vilanculo (VNX), Beira (BEW), Nampula (APL) e Pemba (POL). O Instituto Nacional de Viação Civil regula o funcionamento dos aeroportos no país e as Linhas Aéreas de Moçambique figuram ainda como única companhia aérea de bandeira nacional.

Scroll to Top