
A província do Niassa está situada no extremo noroeste do país, a capital é Lichinga. É a maior província de Moçambique com uma área de 129 056 km², com áreas selvagens mais impressionantes e intocadas do país.
Caracterizado pelo seu terreno acidentado e ricos recursos naturais, com extensas florestas, reservas de vida selvagem e uma paisagem pontilhada por aldeias remotas. A sua vasta extensão e baixa densidade populacional proporcionam-lhe uma sensação de beleza intocada e natureza indomada.
A provincia apresenta uma beleza extraordinária, com um clima caracterizado tropical frio, resultante da sua localização geográfica e é o destino ideal para os amantes de safaris e observadores de passaros.
Esta é uma das maiores regiões faunísticas de África e está a prosperar com o envolvimento da comunidade local que aposta no desenvolvimento e sucesso de um destino turístico memorável. As extensas áreas cobertas de selva natural, montanhas pitoresca e uma ampla vegetação verde, proporcionam um sossego que lhe faz esquecer a agitação dos grandes centros urbano.
O que fazer em Niassa
Os visitantes podem desfrutar de um pôr-do-sol africano único e contemplar a paisagem ao longo do Lago Niassa.
A Reserva Especial do Niassa, uma extensão de aproximadamente 42 000 Km², com uma variedade de espécies animais como é o caso de elefante, leão, leopardo, búfalos, cudos e antílopes, é o cartão de visita da província, considerada a mais extensa do país.
Dê um passeio pelas densas margens do lago ou nas florestas circundantes e faça um piquenique ou nade nas praias isoladas e se delicie com a culinária local.
Envolva-se na forma tradicional como muitas comunidades rurais ainda vivem neste destino e desfrute da dança e da música tradicional, que, são algumas das atrações turísticos-culturais que esta província nortenha oferece.
Não deixe de visitar

O Local Histórico de Matchedje é um importante marco no conhecimento do passado de Moçambique. É o local que acolheu o II Congresso da FRELIMO, realizado entre os dias 20 à 25 de Julho de 1968.
Trata-se, porém, do primeiro Congresso realizado no território nacional, onde foi redefinida a insurreição geral armada como estratégia da vitória.
Localizado no Posto Administrativo de Matchedje, Distrito de Sanga, dista a 260 Km da cidade de Lichinga., Centro Turístico de Matchedje, com 25 camas distribuídas em 13 casas com casas de banho privativas.
Desfrute de Visitas guiadas ao Local Histórico, caminhadas, contemplação da natureza, filmagem, tiragem de fotografias, jogos tradicionais na comunidade fronteiriça, contos e lendas na fogueira, entre outros.
1ª Missão Anglicana edificada na Província do Niassa. Construída basicamente com recurso a pedras disponíveis localmente, por volta de 1930, e implantada no cimo de uma cordilheira. Foi responsável pela introdução da escolarização ao longo do Lago Niassa e contribuiu significativamente na Luta de Libertação Nacional, localizado a 10 km ao norte da Vila de Metangula.
O Mercado Municipal de Maputo ou Bazar, como também é chamado, é uma obra de David de Carvalho construída com elementos em ferro importados da Bélgica. Inaugurado em 1901, no local vende-se de tudo um pouco: alimentos diversos, frutas, legumes, perfumadas especiarias, objetos para casa, de uso pessoal e também souvenires.
O mercado é um ponto turístico bastante visitado de Maputo, mesmo por aqueles que não têm a intenção de comprar nada. Isso por conta da atmosfera do local, situado na zona baixa da capital moçambicana, cheio de comerciantes e habitantes locais que vão até lá para fazer suas compras.
Av. 25 de Setembro, Maputo
1ª Missão Católica estabelecida na Província do Niassa, em 1928. A singularidade nos detalhes e o esplendor arquitectónico, desperta curiosidade em aflorar o seu interior e saber de fontes seguras a forma como o tijolo foi sendo tratado e outros condimentos usados na edificação.
Localização: Vila de Massangulo, Distrito de N’gauma.
Localizado em Massangulo, distrito de Ngauma, o local de preces do Monte Cruz, reservado a realização de culto religioso durante o período quaresmal, composto de um Crucifixo Metálico, Sacrário, Altar e acentos para os fiéis com objectivo de promoção de turismo religioso. Entre lugares de Lazeres como local de Represa de água onde é captada água por sistema de gravitação até a missão e vila de Massangulo, locais para venda de produtos para os visitantes e lindas paisagens para contemplação. E não menos importante, obra monumental da igreja da Missão de Massangulo que só por si só é revestida de grande interesse turístico devido a sua beleza inesgotável, acompanhado das sepulturas no seu interior dos seus fundadores, conferindo ao local interesse religioso e histórico.
|
Localizado no posto administrativo de Massangulo, Distrito de Ngauma-Niassa,
Descubra as Pinturas Rupestres de Ncoca. Explore a cultura e tradições do local, que para chegar as pinturas rupestres, o turista vivencia momentos de rituais que passam por dirigir-se a um cemitério, onde tem a campa da Rainha, para solicitar autorização e protecção na viagem.
Para a viagem, o turista não deve ingerir bebidas alcoólicas, cigarros, drogas e antes de se fazer a campa, deve tirar camisa, os calçados, telefone móvel, relógio, amuletos, colares e entre outros materiais.
Visite o espaço e passe por esta experiência memorável.
Venha visitar o monte Mitúcuè e desfrute da beleza cénica incontestável e associado, conheça os mitos e lendas indissociáveis à população local.
Este monte preserva um valor excepcional na interpretação de vários fenómenos da vida do povo Namakhoma que reside no cume. Há crenças que agregam valor a esta extraordinária formação montanhosa que também é fonte para o abastecimento de água aos munícipes da cidade de Cuamba. Localização: 15 km da Cidade de Cuamba.
Cuamba é um distrito popular entre os viajantes, e o principal cruzamento da linha ferroviária e rodoviária. Ostenta edifícios com arquitectura colonal. Este liga Nampula, mais um destino culturalmente e historicamente rico e Lichinga, capital do Niassa e ainda porta de entrada para o Lago Niassa, um dos destinos espectaculares de Niassa.
Explore uma das principais atracções localizada às margens do Lago Niassa. Este destino oferece uma experiência única e inesquecível aos turistas.
O destino destaca-se pelo seu cenário natural, rodeado por uma vegetação exuberante, águas cristalinas e pores do sol deslumbrantes, os visitantes podem ainda desfrutar de uma vasta gama de actividades ao ar livre, como caminhadas, explorando as montanhas e observando aves, sendo que algumas delas, săo endémicas. Sem esquecer, o vivenciar da cultura local.
Uma joia escondida em Moçambique, oferecendo uma mistura perfeita de beleza natural, atividades ao ar livre e experiências culturais. É sem dúvida uma das principais atracções de Lichinga, um destino de visita obrigatória para os viajantes que procuram explorar a beleza intocada de Moçambique.
Maior área de conservação em Moçambique com 42.300 km², onde ocorrem espécies endémicas raras e completamente novas para a ciência como é o caso do Lagarto de Mécula. Apresenta paisagens naturais com características ainda virgens que proporcionam facilidade para contemplar imagens dos grandes mamíferos selvagens. Localizado a 430 km ao nordeste da Província do Niassa, nos distritos de Mécula e Mavago. Explore uma das maiores reservas de vida selvagem de África, com uma área de 42.000km2. O espaço abriga uma grande variedade de animais, incluindo elefantes, leões, leopardos, búfalos, hipopótamos e crocodilos. É também um atrativo para observadores de pássaros, que podem apreciar mais de 400 espécies de aves. Visite a região e desfrute de passeios de canoa ao longo do rio Lugenda para observar hipopótamos e crocodilos. Além da vida selvagem, a Reserva Nacional do Niassa é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes. De savanas a florestas densas e rios pitorescos, a reserva oferece uma grande variedade de ecossistemas para explorar. Encontre opções de alojamento que variam desde alojamentos luxuosos, tendas até aos mais económicos, proporcionando aos visitantes relaxamento após um dia cheio de aventuras emocionantes. |
Explore o nono maior lago do mundo e o terceiro maior de Africa, com 580 km de comprimento, 75 Km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros, estendendo-se do Posto Administrativo de Cobué, no Distrito do Lago, ao Posto Administrativo de Meponda, no Distrito de Lichinga. Possui características geológicas ímpares, uma alta configuração e transparência das suas águas, riquíssimo e único pela variedade de espécies de peixe multicolor, com cerca de 1000 espécies endémicas, grande parte das quais completamente novas para a ciência, estimando-se em apenas 5% de presença em outras regiões do mundo. O belíssimo Lago das Estrelas, assim chamado pelo explorador David Livingstone, ostenta uma linha costeira remota e inexplorada. Trata-se de uma área de beleza deslumbrante cercada por praias arenosas brancas e florestas intocadas. O lago de água doce está repleto de peixes únicos. As águas, são quentes e cristalinas, e, as rochas, são esplendidamente exóticas sob o fundo da água límpida. O Lago Niassa é um paraíso indiscutível. Visite o local e deslumbre-se pela beleza inigualável do lago e tenha a oportunidade de mergulhar nas águas cristalinas. Não perca ainda, a oportunidade de desfrutar de passeios de barco, das magníficas paisagens que cercam o lago. Tenha momentos únicos de fazer mergulho e snorkel entre os numerosos peixes tropicais, canoagem e pesca em canoas tradicionais e para completar a visita, endereçamos o convite de fazer excursões pela natureza e caminhadas guiadas. |
Localizada às margens do Lago Niassa, é um excelente refúgio na mata e na praia.
A área selvagem possui flora e fauna diversificadas. Representa não apenas uma das mais remotas, mas também a maior área de conservação do País. Ocupa cerca de 1/3 da Província do Niassa e uma parte da Província de Cabo Delgado, cobrindo oito distritos, incluindo o Distrito de Mécula e uma grande parte do Distrito de Mavago. Possui uma rica fauna, composta essencialmente por elefante, boi-cavalo, leão, zebra, búfalo, porco do mato elande imbabala, pala- pala, chango, facocero, inhacoso, cudo cabritos, impala, répteis, hipopótamo, hiena malhada, crocodilos e aves.
Aqui poderá explorar a reserva bem como apreciar safari de canoa. O acesso é feito através de Lichinga ou Cobué.
Localizado no distrito de Majune a 120 Km da cidade de Lichinga, trata-se de um local onde jazem os restos mortais da Rainha Achivaanjila, uma figura ligada intrinsecamente ao Sucesso do Estado Mataaka nos finais dos séculos XIX e princípios do século XX. Trata-se de uma figura que constitui um exemplo de superação e que muito inspira a comunidade de Majune. De prisioneira de guerra, raptada no território do líder tribal Makaagila passou a mulher principal do Mataaka I.
Dentre as várias danças tradicionais da Província de Niassa (Chioda, Tepete, Nawacha, Nihitxiliha, Ntikhamuru) a Dança N’ganda é uma originária do povo Nyanja e inspira-se nos treinos militares dos guerreiros nacionalistas que participaram na I Guerra Mundial (1914/18). Anualmente, entre os meses de Junho à Outubro, os agrupamentos se organizam para comemorar os bons resultados da colheita e, de forma vibrante, exibem a dança nos povoados do distrito do Lago.
Dança acompanhado por instrumentos de sopro, originária do litoral do Lago Niassa. N’ganda é uma dança em que os homens manifestam a alegria pelos sucessos obtidos na produção, após as colheitas e nas guerras em que saiam vitoriosos. Dança praticada somente por homens, quando regressassem do combate, mostrando as comunidades o seu aprumo militar nos desfiles. Actualmente, é praticado em festivais e intercâmbios culturais. |