A província do Niassa está situada no extremo noroeste do país, a capital é  Lichinga. É a maior província de Moçambique com uma área de  129 056  km², com  áreas selvagens mais impressionantes e intocadas do país.

Caracterizado pelo seu terreno acidentado e ricos recursos naturais, com extensas florestas, reservas de vida selvagem e uma paisagem pontilhada por aldeias remotas. A sua vasta extensão e baixa densidade populacional proporcionam-lhe uma sensação de beleza intocada e natureza indomada.

A provincia  apresenta uma beleza extraordinária, com um clima caracterizado tropical frio, resultante da sua localização geográfica e é  o destino ideal para os amantes de safaris e observadores de passaros.

Esta é uma das maiores regiões faunísticas de África e está a prosperar com o envolvimento da comunidade local que aposta no desenvolvimento e sucesso de um destino turístico memorável. As extensas áreas cobertas de selva natural, montanhas pitoresca e uma ampla vegetação verde, proporcionam um sossego que lhe faz esquecer a agitação dos grandes centros urbano.

O que fazer em Niassa

Os visitantes podem desfrutar de um pôr-do-sol africano único e contemplar a paisagem ao longo do Lago Niassa.

A Reserva Especial do Niassa, uma extensão de aproximadamente 42 000 Km², com uma variedade de espécies animais como é o caso de elefante, leão, leopardo, búfalos, cudos e antílopes, é o cartão de visita da província, considerada a mais extensa do país.

Dê um passeio pelas densas margens do lago ou nas florestas circundantes e faça um piquenique ou nade nas praias isoladas e se delicie com a culinária local.

Envolva-se na forma tradicional como muitas comunidades rurais ainda vivem neste destino e desfrute da dança e da música tradicional, que, são algumas das atrações turísticos-culturais que esta província nortenha oferece.

Não deixe de visitar

Explore o nono maior lago do mundo e o terceiro maior de Africa, com 580 km de comprimento, 75 Km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros, estendendo-se do Posto Administrativo de Cobué, no Distrito do Lago, ao Posto Administrativo de Meponda, no Distrito de Lichinga.

Possui características geológicas ímpares, uma alta configuração e transparência das suas águas, riquíssimo e único pela variedade de espécies de peixe multicolor, com cerca de 1000 espécies endémicas, grande parte das quais completamente novas para a ciência, estimando-se em apenas 5% de presença em outras regiões do mundo.

O belíssimo Lago das Estrelas, assim chamado pelo explorador David Livingstone, ostenta uma  linha costeira remota e inexplorada. Trata-se de uma área de beleza deslumbrante cercada por praias arenosas brancas e florestas intocadas. O lago de água doce está repleto de peixes únicos.  As águas, são quentes e cristalinas, e, as rochas, são esplendidamente exóticas sob o fundo da água límpida.

O Lago Niassa é um paraíso indiscutível. Visite o local e deslumbre-se pela beleza inigualável do lago e tenha a oportunidade de mergulhar nas águas cristalinas. Não perca ainda, a oportunidade de   desfrutar de passeios de barco, das magníficas paisagens que cercam o lago.

Tenha momentos únicos de fazer mergulho e snorkel entre os numerosos peixes tropicais,  canoagem e pesca em canoas tradicionais e para completar a visita, endereçamos o convite de fazer excursões pela natureza e caminhadas guiadas.

Maior área de conservação em Moçambique com 42.300 km², onde ocorrem espécies endémicas raras e completamente novas para a ciência como é o caso do Lagarto de Mécula. Apresenta paisagens naturais com características ainda virgens que proporcionam facilidade para contemplar imagens dos grandes mamíferos selvagens. Localizado a 430 km ao nordeste da Província do Niassa, nos distritos de Mécula e Mavago.

Explore uma das maiores reservas de vida selvagem de África, com uma área de 42.000km2. O espaço abriga uma grande variedade de animais, incluindo elefantes, leões, leopardos, búfalos, hipopótamos e crocodilos. É também um atrativo para observadores de pássaros, que podem apreciar mais de 400 espécies de aves.

Visite a região e desfrute de passeios de canoa ao longo do rio Lugenda para observar hipopótamos e crocodilos.

Além da vida selvagem, a Reserva Nacional do Niassa é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes. De savanas a florestas densas e rios pitorescos, a reserva oferece uma grande variedade de ecossistemas para explorar.

Encontre opções de alojamento que variam desde alojamentos luxuosos, tendas até aos mais económicos,   proporcionando aos visitantes relaxamento após um dia cheio de aventuras emocionantes.

Não deixe de visitar

Facebook
X (Twitter)
Instagram
Scroll to Top