A Província de Manica, localizada no centro de Moçambique, faz fronteira a oeste com o Zimbabué, o que a torna um ponto estratégico de ligação entre os dois países. A sua capital, Chimoio, é o principal centro económico e de serviços, além de ser a porta de entrada para os turistas que desejam explorar a província.

Manica é caracterizada por paisagens montanhosas impressionantes, com destaque para as Montanhas de Chimanimani e a Serra de Vumba, que oferecem um cenário perfeito para actividades de ecoturismo, como caminhadas, escaladas e observação de aves. Por estrada a província de Manica é acessível pela Estrada Nacional Nº 6 (EN6), uma importante rodovia que liga o porto da Beira ao Zimbabué. A EN6 atravessa a cidade de Chimoio, tornando-a uma rota fácil e direta para quem vem de outras partes de Moçambique ou do Zimbabué.

O que fazer em Manica

Acompanhados por um guia de turismo, os turistas visitarão a Praça do metical, o Jardim da nossa senhora de Fatima, como ponto de partida do itenerario dentro da Cidade, seguindo para o merdado Catanga, depois a igreja Católica, a Praça da Independência, local onde se pode fotografar a estátua do primeiro Presidente de Moçambique – SAMORA MOISÉS MACHEL, observar e comprar produtos artesanais da galeria de arte aì existente, e seguir para o monte Cabeça do Velho onde pode visitar esta maravilhosa formação rochosa do velho deitado de costas, onde se realiza o Festival Turístico e Cultural Cabeça do Velho, e por fim pode-se passar refeições num dos restaurantes da Cidade. No distrito de Sussundenga os turistas podem visitar, o Monte Binga, Cascata de Muoha,observação de passaros, alpinismo e apreciar a a beleza invulgar que lá existe , no Distrito de Manica pode visitar a Quinta das Fronteiras possui uma floresta sagrada de flores naturais com lindos pássaros, lindas paisagens, correntes de águas limpas e cristalinas em cascatas, lagoas naturais, condições propícias para mergulho, escaldas de montanhas cercando locais de mineração, isso e muito mais para explorar e mergulhar nesta beleza mágica.

Ainda no Distrito de Manica pode-se visitar as Pinturas Ruprestes de Chinhamapere, podendo escalar o Monte Chinhamapere, Obsevação das pinturas, Coutada Oficial número nove possui uma diversidade faunistíca rica onde os turistas poderão praticar o safari fotográfico, No Distrito de Barue Serra Choa uma opção ideal para visitar uma área de colinas verdejantes e picos rugosos, com plantas raras e floresta sagrada. Uma montanha espectacular, que faz parte de um dos principais locais para prática do Agro-turismo, safari fotográfico, escalada de montanhas, e turismo investigativo, estadia à prática de actividades específicas como passeios a cavalo ou ciclismo de montanha, e oferece condições para a criação de lagoas artificiais para desportos aquático. Monumento Makombe também e umlugar  ser visitado pois foi construído em memória da dinastia que lutou na Resistência contra ocupação colonial. Local oferece condições para prática do turismo cultural e investigativo.

Não deixe de visitar

é uma Área de Conservação Transfronteiriça com o Zimbabwe que inclui o distrito de Sussundenga e Monte Binga.
A zona dispõe de uma variedade de paisagens espectaculares e cenários pitorescos que consistem em montanhas, altiplanaltos, florestas, rios, quedas de água e lagoas e uma elevada biodiversidade de animais e plantas.

Cartão-de-visita para os nossos visitantes, este dista a 5km do centro da Cidade (o Monte oferece condições para pratica do turismo fotográfico, turismo religioso (peregrinação, encontros religiosos) Turismo comunitário, turismo cultural (relacionados a eventos turísticos culturais, caminhadas, realização de Pic-nics, observação das seguintes espécies de animais: lagartixas de cauda azul e vermelha, enormes macacos, aves e serpentes. No local, pode se realizar turismo religioso ou de aventura.

Barragem nasce praticamente com o projecto têxtil que a Sociedade Algodoeira de Portugal (mais tarde designada Sociedade Algodoeira de Fomento Colonial) é a produtora da energia hidroeléctrica para a cidade de Chimoio. O lago Chicamba oferece uma beleza insólita pela colocação da barragem no desfiladeiro formado naturalmente por escarpas, local ideal para prática do turismo fotográfico.

Facebook
X (Twitter)
Instagram
Scroll to Top