Situada a norte do país, com limite à norte o Rio Rovuma, a Este é banhada pelo oceano Indico numa extensão de 425 Kms, fazendo o limite à sul o Rio Lúrio com a populosa província de Nampula e a Oeste pelos rios Lugenda, Luambeze, Ruaça e Mewo, que a separam da Província de Niassa. as três províncias compõem o Triângulo do Norte. As Províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula acomodam dois dos Cinco Destinos Prioritários para o Desenvolvimento do Turismo, nomeadamente Quirimbas e Niassa, destacados como destinos de turismo, sol e praia, cultura, e, de aventura e ecoturismo respectivamente.

A Província tem uma área geográfica de 82.625 Km2. Tem uma população de 2.333.278 habitantes de acordo com o Censo da População de  2017.

As 3 maiores etnias predominantes são Macua, Maconde e Muâni. A Capital Provincial é Pemba que converge uma diversidade cultural e étnica.

O que fazer em Cabo Delgado

A Província de Cabo Delgado, detentora de diversificado património cultural e naturalé uma joia do turismo em Moçambique. Situada na deslumbrante costa norte do País, Pemba é muito mais do que apenas uma cidade histórica; é um destino turístico completo que oferece uma variedade de experiências emocionantes para viajantes de todo o mundo, faz parte do Clube das Mais Belas Baias do Mundo e detentora da 3ª Maior Baia do Mundo e a 1ª de África.

Cabo Delgado é conhecida por suas praias de tirar o fôlego, com areias douradas que se estendem até onde os olhos podem ver.

Suas águas cristalinas e quentes são ideais para nadar, fazer snorkeling e mergulho, oferecendo um vislumbre da rica vida marinha que habita os recifes de coral intocados da região. Para os amantes do mergulho, Cabo Delgado dispõe de um paraíso subaquático, com suas águas repletas de cores vivas e criaturas marinhas fascinantes. Pemba é um ponto de partida perfeito para explorar dois tesouros naturais próximos. 

Não deixe de visitar

Um conjunto de cerca de 32 ilhas históricas que são um verdadeiro tesouro de Moçambique. Com seus fortes (Fortaleza e Fortins), ruas paralelepípedos e cultura rica.

O arquipélago é um lugar onde o tempo parece ter parado. Você pode explorar as ilhas, mergulhar em suas águas cristalinas e na história fascinante deste local. Este guia turístico convida-o a mergulhar na rica cultura e história da Província, explorar seus pontos turísticos emblemáticos e descobrir o caloroso espírito da comunidade local. Prepare-se para uma jornada que o levará a lugares históricos, locais sagrados, mercados vibrantes e cenários naturais deslumbrantes. Cabo Delgado é uma Província que acolhe todos os visitantes de braços abertos, oferecendo uma experiência inesquecível repleta de cultura, história e beleza natural.

https://www.terramundi.com.br/africa/mocambique/arquipelago-de-quirimbas

O Parque Nacional das Quirimbas foi criado em 2002. A sua área de 7.500 km2, dos quais 80% é composta por ilhas, foi recentemente designada “reserva da biosfera” pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO. O seu ambiente rico e variado inclui águas cristalinas, floresta costeira, floresta miombo, floresta de mangais, ilhas de coral e vastas planícies de areia. É a casa de uma variedade impressionante de plantas e animais selvagens.

Entre as 11 ilhas que compõem o elemento marinho do Parque, seis (Ibo, Matemo, Quisiva, Quilalea, Quirambo e Quirimba) têm uma longa tradição de presença humana permanente, enquanto as outras (Quipaco, Mefundvo, Sencar, Fion e Ilha das Rolas) são principalmente desabitadas, habitadas só ocasionalmente pelos pescadores sazonais.
Essas ilhas, junto com outras 21, formam o Arquipélago das Quirimbas, uma cadeia de quase 400 km de recife de coral que se estende de Pemba até a fronteira com a Tanzânia.

https://www.terramundi.com.br/africa/mocambique/arquipelago-de-quirimbas

O Distrito de Ibo localiza-se na Província de Cabo Delgado a este dos distritos
de Macomia e Quissanga.
Trata-se de um distrito insular que engloba as seguintes ilhas: Ibo, Matemo, Quirimba,
Quilaleia, Sencar, M. da Silva e Quirambo. Estas duas últimas ilhas são bastante pequenas . De entre estas encontram-se habitadas as ilhas de Ibo,Matemo e Quirimba

 

Facebook
X (Twitter)
Instagram
Scroll to Top