Inhaca é uma ilha situada à entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique, com as coordenadas geográficas de 26ºS de latitude e 33ºE de longitude. Possui uma área de 52 km² e dimensões norte-sul de 12,5 km e este-oeste de 7 km.

Considerada Património Biológico da Humanidade, tem uma praia com uma grande diversidade de espécies marinhas tais como: corais multicores, tartarugas marinhas, mamíferos marinhos e uma variedade piscícola única.

A Ilha tem uma costa forrada de areia branca, fina e quente e, é pródiga em  recantos paradisíacos. Ao percorrer o litoral da ilha num pequeno barco de pesca, os nossos olhos enchem-se de visões dignas de um sonho, perfazendo-se quilómetros de paisagem praticamente virgem que nos faz julgar/convencer que estamos sozinhos no mundo.

Nela ainda pode-se encontrar o famoso Farol, situado no cume do monte Inhaca, com as coordenadas (Lat: 25º58,50'S Long: 32º59,30'E), construído em 1894 para alertar o fluxo de tráfico marinho, dirigido ao porto de Maputo, anteriormente Lourenço Marques.

A população local, segundo o censo de 2007, correspondendo a uma densidade populacional de cerca de 142 habitantes por km² (limite sustentável da ilha). Tomando em consideração a área de 42km² e a população de 5216.

Newsletter

Assine a newsletter do Visitmozambique e receba as principais notícias sobre Turismo por e-mail.