A Província de Gaza possui uma localização geográfica que a confere características únicas e com riqueza em diversidade biológica, cursos de água, paisagens de planície e praias de areia, proporcionando oportunidades naturais para o desenvolvimento de turismo.
A província orgulha pelo facto de combinar uma experiencia impar marcada de turismo de sol, praia e mar com excelente potencial de diversidade de flora e fauna e um vasto leque de diversidade histórico-cultural e patrimonial.
O que fazer em Gaza
Para os amantes da vida selvagens, a província oferece o Parque Nacional de Banhine e o Parque Nacional de Limpopo, um dos modelos de conservação transfronteiriça na zona sul do país.
Dista a 32Km da Vila da Macia usando a estrada alcatroada encontra-se a Praia do Bilene nas margens da lagoa Uembje, com águas transparentes ligeiramente salgadas e areia fina e branca.
Atractivos: Beleza paisagística natural com condições para prática de actividades turísticas (entretenimento, safaris oceânicos, passeio de barco, pesca desportiva, mergulho, jet- ski, canoagem)
A 12 km a sul da Cidade de Xai-Xai, encontra-se o Posto Administrativo de Chicumbane, onde existe um desvio com estrada de terra batida em direcção à Barra do Limpopo em Zongoene. Tem como atractivos:
– Foz do Rio Limpopo onde o desaguar das águas deste rio “travam um diálogo” interessante de apreciar com as águas oceânicas;
-Farol de Inhampura que constitui um magnífico miradouro;
– Paisagem natural com boas condições para prática de actividades turísticas passeio de barco, safaris oceânicos, pesca desportiva, mergulho, jet- ski, canoagem, entre outras.
A 10 km da Cidade de Xai-Xai, encontra-se a Praia de Xai-Xai e a sul desta praia encontra-se a Praia Velha que constitui um verdadeiro património turístico. Possui um cordão de rochas em frente a praia que a protege da ondulação do mar aberto e, forma piscinas na maré baixa. Possui boas condições naturais para a prática de várias actividades turísticas, pesca desportiva, safaris oceânicos, passeio de barco, mergulho, jet- ski, entre outras.
A 8 km da Praia de Xai-Xai, a norte desta, encontra-se a Praia de Chongoene, esta praia possuí características semelhantes as da Praia de Xai-Xai. Possibilidade de observação de baleias no mar, possui boas condições naturais impressionante para a prática de actividades turísticas, pesca desportiva, safaris oceânicos, passeio de barco, mergulho, jet- ski, entre outras.
Depois do pequeno povoado de Chizavane, encontra-se o desvio para a Praia de Chizavane. Dista a cerca de 7km da EN1.
Este local oferece boas condições para o mergulho e para o banho, pois a água é muito calma e não apresenta ondas perigosas é possível ver os recifes de corais e contemplar uma variedade de peixes de diversas espécies e cores.
Depois do desvio no pequeno povoado de Chidenguele, encontra-se a Praia de Chidenguele em estrada de terra batida que dista acerca de 5km da EN1. O local oferece condições para o mergulho e para o banho, pois a água é muito calma e não apresenta ondas perigosas e é possível visualizar os recifes de corais sem mergulhar nas grandes profundidades e contemplar uma variedade de peixes de diversas espécies e cores.
Kings Pool – localizada na praia de Chidenguele com características de uma piscina natural. O acesso só é possível através da condução na orla marítima nos períodos de mares baixa pois não existe outra via ou estrada para chegar ao local.
O local é muito usado pelos banhistas que se fazem a praia de Chidenguele principalmente na época alta do turismo (verão, Páscoa, Quadra festiva e fim do ano).
Depois do desvio, no pequeno povoado de Madender, encontra-se a Praia de Denguine em estrada de terra batida. Dista a cerca de 27km. Atractivos no local, paisagem natural com boas condições para prática de actividades turísticas como passeio de barco, pesca, mergulho, jet- ski, canoagem, entre outras.
Não deixe de visitar
Localizada entre a zona do rio Shingwedzi e a área de Mapai. Esta zona possui atractivos como a flora, fauna e cultura. Neste local pode-se praticar caminhadas, passeio de bicicleta dentro da comunidade e passeio de barco ao longo da albufeira. Ao longo do rio dos elefantes existe a Albufeira de Massingir, onde pode se pescar o vulgo tilápia, que é exportada e comercializada internacionalmente.
Localiza-se no Distrito de Chongoene, província de Gaza, fazendo limite a norte com o distrito de Chibuto, a leste o distrito de Mandlakazi, a sul o Oceano Índico e a oeste o Distrito de Limpopo.
O Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi contribui para o desenvolvimento do sector do turismo a nível regional e internacional e também na atracção de outras actividades tendo em conta as potencialidades que Gaza detém nas áreas de mineração, agricultura e agro-processamento, entre outras.
Local histórico designado por Museu a Céu Aberto de Nwadjahane, onde nasceu o Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, Primeiro Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
Este local integra um cemitério familiar, uma biblioteca, um monumento comemorativo, Casa 1920, Casa 1961, Lápide, Planície, Lagoa Nyawurhongolo, Centro dos Recursos Digitais e a zona de protecção.
Local onde nasceu o 1º presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel.
Foi erguido um monumento em homenagem a Samora Moisés Machel, constituído por onze pilares que representam as províncias do país. Foram construídos no Centro da Vila de Chilembene vários elementos como: Residência da Família Machel, Monumentos, Cemitério da família, Mafurreira de M’chovane, Escola Primária de Marambadjane (primeira escola frequentada por Samora Machel) e elementos associados.
Em Chibuto, foi a 1ª capital do Estado de Gaza, local onde foi preso o Rei Ngungunhane, último imperador de Gaza. No centro pode-se ver um monumento em homenagem ao Ngungunhane, e esta vedado com canhoeiros em volta. Ao redor tem as réplicas das palhotas da residência construídas em 1995, durante as celebrações do centenário da prisão do rei Ngungunhane e da queda do Estado de Gaza.
Em Mandlakazi, aqui travou-se uma sangrenta batalha de resistência à penetração colonial portuguesa. No local existe um pedestal dedicado aos guerreiros moçambicanos tombados e uma placa que indica a protecção do local pela lei 10/88 de 22 de Dezembro.
Na Vila de Mandlakazi, última capital do Estado de Gaza. No centro da vila foi erguido um monumento em homenagem ao Rei Ngungunhane. Atrás do edifício da Administração encontra-se uma histórica Tambeira, localmente conhecida por Tsondzo, onde o rei Ngungunhane, reunia-se regularmente com altos comandos do seu exército nas guerras de resistência contra os colonialistas portugueses.
Em Bilene, travou-se a 8 de Setembro de 1895, uma batalha motivada pela recusa do Rei Ngungunhane em proceder a entrega dos chefes guerreiros Mahazul e Matibedjane às autoridades do governo colonial português. Esta luta culminou com as batalhas de Coolela, Mandlakazi e de Tchaimite. Actualmente existe um pedestal onde está afixada uma placa que homenageia guerreiros moçambicanos que morreram na luta de resistência contra a ocupação colonial portuguesa.
Localmente conhecido por PHAHLELWENI LAKA MATHAVELE, outrora, foi centro de povoação onde vivera e mais tarde sepultados os antepassados e principais líderes do clã Mathaveye (Mathavele). Na berma da mata sagrada e defronte da Escola Primária local, existiu uma frondosa árvore “Mlfungura” onde Eduardo Mondlane descansou e comeu a sua merenda viajando a pé para Lourenço Marques.