O clima no país sofre influências das monções do Oceano Índico e da corrente quente do Canal de Moçambique. No geral, é tropical-húmido com duas estações, a húmida onde as chuvas ocorrem de Outubro à Abril e a seca que verifica-se de Abril à Outubro. As condições climatéricas variam de lugar para lugar, sendo que na costa, as chuvas são torrenciais e verificam-se mais a norte que a sul. São muito frequentes as tempestades tropicais durante a época húmida, registando-se uma variação de temperaturas com máximas de 35°C, médias de 20°C e mínimas de 11°C.

A humidade e as precipitações oscilam amplamente, sendo o contraste mais acentuado entre o norte e o sul. A costa de Moçambique normalmente oferece sol, céu azul e temperaturas entre os 24 e 27° C. Na estação chuvosa, de Outubro à Abril, fortes chuvas causam alagamentos e nesse período, os termómetros marcam 30°C em algumas áreas. As regiões mais quentes estão no norte, especificamente na zona de Pemba, na seca parte ocidental do Tete e ao longo do vale do Zambeze.

Moçambique pode ser visitado em qualquer altura do ano, sendo a melhor época entre Maio e Setembro, na estação seca, quando as temperaturas oscilam entre 18 e 20°C, por sinal, um momento em que é mais fácil observar os animais selvagens nos nossos fantásticos parques e reservas nacionais.

Scroll to Top